Biografia

Data de Nascimento:04-12-1986
Nome Verdadeiro:Mayra Corrêa Aygadoux
País de Origem:Brasil

Mayra Corrêa Aygadoux, mais conhecida como Maria Gadú, é uma cantora, compositora e violinista brasileira.

Paulista, interessa-se pela música ainda na infância. Aos 7 anos de idade já gravava músicas em cassetes e começou a ter aulas de violão; poucas para ler partituras, mas as necessárias para criar as suas próprias canções.

Aos 13 anos começa a dar pequenos concertos em bares e em festas de família. Muda-se para o Rio de Janeiro, no início de 2008, onde vai tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul. A sua prestação desperta a atenção de músicos como Caetano Veloso, Milton Nascimento e João Donato.

O passaporte para o sucesso de Maria Gadú veio quando a cantora interpreta 'Ne me Quitte Pas', de Jacques Brel, para o director Jayme Monjardim, que estava em fase de pré-produção da mini-série "Maysa - Quando Fala o Coração". Maysa Matarazzo, cantora e mãe do director, fez muito sucesso nas décadas de 50 e 60 cantando, entre outras, esta canção. A versão de Gadú é logo incluída na banda sonora da mini-série que estreia em Janeiro 2009, na qual a cantora também tem uma participação especial como actriz.

É nesta altura, aos 22 anos de idade, que Maria Gadú prepara o seu primeiro álbum, homónimo, lançado pela editora Som Livre, e produzido por Rodrigo Vidal. Assim que o disco sai, a cantora inicia uma temporada de concertos no Cinemathèque, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Daqui, a canção 'Shimbalaiê', a sua primeira composição aos 10 anos de idade, é incluída na banda sonora de mais uma produção da TV Globo, desta vez em horário nobre, a novela "Viver a Vida".

No repertório estão também 'Dona Cila' (que a cantora fez para a avó), 'Tudo Diferente', 'A História de Lilly Braun' e um "cheirinho" de blues com 'Baba' (música famosa de Kelly Key).

A 21 de Janeiro de 2010 Gadú participa num espectáculo do cantor e compositor sueco-americano Eagle-Eye Cherry, em São Paulo, realizado na Via Funchal. O concerto vai para o DVD ao vivo do cantor.

Em palco e em estúdio, Maria Gadú conta sempre com o seu parceiro Leandro Léo que, com ela, faz dueto em canções como 'Linda Rosa', 'Laranja' e 'A Falta Que a Falta Faz'.

No dia 21 de Fevereiro de 2010, Maria Gadú ganha o Disco de Ouro pelas vendas de mais de 50 mil cópias do seu primeiro álbum. Nesse Verão, a cantora vem a Portugal pela primeira vez para um concerto no Festival Sudoeste.

Também em 2010, a cantora participa, juntamente com Xuxa, no programa XSPB 10, cantando a música 'Leãozinho', de Caetano Veloso. No mesmo ano é nomeada para o Grammy Latino, nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantautor.

A 11 e 12 de Março de 2011 Maria Gadú vem a Portugal para concertos no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no Hard Club, no Porto.